Um dos arquitetos mais influentes dos Estados Unidos, Robert A.M. Stern, faleceu na última quinta-feira, aos 86 anos, em sua residência em Manhattan, Nova York. Stern, que também atuou como reitor da Universidade de Yale por muitos anos, deixa um legado notável na arquitetura.
Conhecido por seus projetos de destaque em Nova York, incluindo o emblemático arranha-céu 15 Central Park West, Stern também deixou sua marca fora da cidade. Entre suas obras mais famosas estão o Centro Presidencial George W. Bush em Dallas, Texas, e diversos edifícios para a Disney na Flórida.
Além de suas contribuições arquitetônicas, Stern foi um respeitado professor na Universidade Columbia e reitor da Escola de Arquitetura de Yale por 18 anos, de 1998 a 2016.
Nascido no Brooklyn, Stern estudou arquitetura na Columbia e em Yale, concluindo seus estudos em 1965. Após a universidade, trabalhou na Architectural League de Nova York e, posteriormente, para o arquiteto Richard Meier e na Administração de Habitação e Desenvolvimento da cidade de Nova York.
Em 1969, Stern fundou seu próprio escritório, Stern & Hagmann, com John S. Hagmann, que mais tarde se tornou o RAMSA. Inicialmente, o escritório se concentrou em projetos de casas no estilo Shingle em Long Island, expandindo-se posteriormente para trabalhos comerciais, incluindo projetos significativos para a Disney.
Stern projetou diversos hotéis para a Disney, como o Disney’s Yacht Club Resort, o Disney’s Beach Club Resort, o Disney’s Boardwalk, além do Feature Animation Building e do plano diretor da cidade de Celebration, na Flórida.
Seus primeiros trabalhos exibiam um estilo pós-moderno, incluindo uma fachada para a primeira Bienal de Arquitetura de Veneza. No entanto, seus projetos posteriores adotaram uma estética mais clássica.
Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se diversas torres residenciais em Nova York, como o arranha-céu 220 Central Park South, na Billionaires’ Row, e o 520 Park Avenue. Ele também projetou uma torre para o Four Seasons Hotel New York Downtown e outra em Tribeca, Manhattan.
Em 2008, Stern concluiu o arranha-céu 15 Central Park West, revestido de calcário, que ele descreveu como seu “ponto de virada”. Além de construir e lecionar, Stern foi um autor prolífico, escrevendo diversos livros, incluindo uma história abrangente da arquitetura da cidade de Nova York.
Ao longo de sua carreira, Stern recebeu inúmeras honrarias, incluindo a Medalha Topaz por serviços excepcionais à educação arquitetônica e o Prêmio Driehaus de Arquitetura por arquitetura clássica contemporânea.
Fonte: revistacasaejardim.globo.com

