Após a vitória sobre o Santos, na última quinta-feira, o Palmeiras se consolidou como o grande favorito ao título do Campeonato Brasileiro. Com o resultado positivo, a equipe agora detém 74.8% de probabilidade de levantar o troféu ao final da competição.
O triunfo alviverde contrastou com o tropeço do Flamengo, vice-líder, que empatou com o São Paulo na Vila Belmiro. O resultado fez com que as chances de título do rubro-negro carioca caíssem para 21.7%.
Além de Palmeiras e Flamengo, apenas Cruzeiro e Mirassol ainda figuram com chances matemáticas de título, embora remotas. O Cruzeiro possui 3.4% de probabilidade, enquanto o Mirassol aparece com apenas 0.009%. Os dados são provenientes de um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A situação na parte inferior da tabela também é tensa, com 12 equipes ainda lutando para evitar o rebaixamento. O Santos, que ingressou na zona de rebaixamento após a derrota para o Palmeiras, enfrenta agora um risco considerável de disputar a Série B em 2026, com 50.5% de probabilidade.
A lista completa de times com chances de rebaixamento, em ordem decrescente de probabilidade, é a seguinte: Sport (99.998%), Juventude (91%), Fortaleza (87.3%), Santos (50.5%), Vitória (47.8%), Internacional (15.1%), Grêmio (2.6%), Ceará (2.6%), Bragantino (2.4%), Atlético-MG (0.37%), Corinthians (0.086%), Vasco (0.059%) e São Paulo (0.001%). A proximidade do fim do campeonato aumenta a pressão sobre as equipes envolvidas, tanto na briga pelo título quanto na luta contra o descenso.
Fonte: www.metropoles.com

