Após dois adiamentos causados por condições climáticas desfavoráveis, o foguete New Glenn, da Blue Origin, decolou na quinta-feira (13/11) levando consigo duas sondas da Nasa com destino a Marte. A previsão é que os equipamentos cheguem ao planeta vermelho em 2027, caso a missão prossiga conforme o planejado.

O lançamento do foguete, com seus 98 metros de altura, ocorreu na Estação da Força Espacial Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 15h55 (horário local). A missão Escapade, como é conhecida, não é tripulada.

A Blue Origin havia programado o lançamento para o domingo anterior (9/11), mas o mau tempo impediu a decolagem. Uma segunda tentativa na quarta-feira (12/11) também foi frustrada, desta vez por condições climáticas adversas no espaço. A nave finalmente partiu na quinta-feira.

O New Glenn é composto por dois segmentos: o foguete propulsor e as duas sondas destinadas a Marte. A missão Escapade tem como objetivo estudar a atmosfera marciana. As sondas serão posicionadas em locais distintos para coletar dados de diferentes pontos do planeta.

Um dos principais objetivos da empresa durante a missão era o pouso bem-sucedido do propulsor reutilizável em sua plataforma localizada no Oceano Atlântico, o que foi alcançado com sucesso.

Em janeiro, o New Glenn realizou seu voo inaugural. Embora a carga de teste tenha atingido a órbita, o propulsor se perdeu durante a descida e caiu no mar, causando prejuízos à empresa. Desta vez, a tentativa de pouso foi bem-sucedida, aliviando os funcionários da Blue Origin.

Em um contexto de competição espacial entre os Estados Unidos e a China para enviar uma missão tripulada à Lua, o sucesso do lançamento do New Glenn posiciona a empresa de Jeff Bezos como uma das principais candidatas a auxiliar a Nasa nesse projeto. No entanto, a disputa promete ser acirrada, já que a SpaceX, de Elon Musk, também é uma forte concorrente.

Fonte: www.metropoles.com

Share.

Comments are closed.