Mais de 48 mil candidatos das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos participam hoje da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes retornam aos mesmos locais de prova para responder a 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

Os portões foram abertos ao meio-dia e fechados às 13h, com o início da aplicação das provas marcado para as 13h30. Candidatos puderam deixar as salas a partir das 15h30, sendo permitida a retirada dos cadernos de questões somente após as 18h. O término do exame está previsto para as 18h30, meia hora mais cedo em comparação com a primeira etapa.

Na última quinta-feira, o Inep divulgou o gabarito oficial da primeira fase do exame. O Ministério da Educação (MEC) informou que a taxa de abstenção registrada no primeiro domingo de provas foi de 27% em todo o país. Na ocasião, os candidatos responderam a 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de elaborarem uma redação sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

Para realizar a prova, é obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto, seja ele físico ou digital (e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital ou RG Digital). Capturas de tela não são aceitas. É indispensável também o uso de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição.

Os candidatos podem levar lanches, água e outras bebidas não alcoólicas, preferencialmente em embalagens transparentes e sem rótulos. Artigos religiosos e materiais de acessibilidade também são permitidos. Outros itens podem ser levados, mas devem ser guardados embaixo da carteira ou no envelope porta-objetos fornecido pelos aplicadores.

É estritamente proibido o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, canetas de material não transparente, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, anotações, protetores auriculares, relógios de qualquer tipo, dispositivos eletrônicos, alarmes, chaves com alarme, fones de ouvido e transmissores ou receptores de dados. Aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados durante toda a prova, sob pena de eliminação do candidato.

A Prefeitura de Ribeirão Preto garantiu transporte público gratuito para os estudantes das redes pública e privada que participam do Enem. Para usufruir do benefício, basta apresentar a carteira de estudante ao embarcar. A RP Mobi monitorou em tempo real o fluxo de ônibus e reforçou as linhas com maior concentração de candidatos.

A nota final do Enem 2025 será divulgada em janeiro de 2026.

Fonte: g1.globo.com

Share.

Comments are closed.