A 16ª edição do Festival de Cinema Francês do Brasil está prestes a iluminar as telas dos cinemas com uma seleção criteriosa da mais recente produção cinematográfica francesa. Entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro, o público terá a oportunidade de apreciar 20 longas-metragens, além de um filme clássico, que foram destaque em festivais renomados como Cannes e Veneza.

Entre os filmes que prometem atrair a atenção do público estão “O Estrangeiro”, de François Ozon, e “Jovens Mães”, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. A programação também inclui “Vizinhos Bárbaros”, de Julie Delpy, e “Mãos à Obra”, de Valérie Donzelli, este último, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2025.

Outras produções confirmadas na mostra são “O Apego”, de Carine Tardieu; “13 Dias, 13 Noites”, de Martin Bourboulon; “O Segredo da Chef”, de Amélie Bonnin; e “Os Bastidores do Amor”, de Victor Rodenbach. A lista completa dos filmes que serão exibidos estará disponível no site do festival.

O festival contará com a presença de atores e diretores, em eventos que ocorrerão em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre os convidados confirmados estão a atriz Isabelle Huppert, homenageada desta edição, e os atores Bastien Bouillon e Salif Cissé; as diretoras Fabienne Godet e Valérie Donzelli; e os diretores Victor Rodenbach e Jean-Claude Barny; e o ator e diretor Pierre Richard, que também será homenageado pela sua trajetória.

O evento se estenderá por 52 cidades brasileiras, incluindo as capitais Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. A lista completa das cidades participantes pode ser encontrada online.

Os diretores e curadores do festival, Christian e Emmanuelle Boudier, destacam que a seleção dos filmes reflete o momento atual do mundo. Eles esperam que os filmes da seleção possam abrir perspectivas, levantar questões e, talvez, trazer respostas, criando oportunidades de intercâmbio e participando de uma sociedade democrática por meio da experiência cinematográfica.

Fonte: www.metropoles.com

Share.

Comments are closed.