O Centro Universitário Piaget promoveu, nos dias 5 e 7 de novembro, a “Jornada do Cérebro”, um evento dedicado a estudantes do 3º ano do ensino médio, com o tema central “Da memória à imaginação”. A iniciativa buscou desmistificar o funcionamento do cérebro humano, desde os processos de aprendizagem até a capacidade de criar e transformar a realidade.

Participaram alunos de diversas instituições de ensino da região, incluindo Sesi, Escola Estadual Batista Renzi, Colégio Cetés, Instituto Educacional Formação Suzano, Colégio Ferreira Master e Colégio Unisuz. O evento também contou com a presença de estudantes do próprio Unipiaget e representantes da Prefeitura de Barueri.

A programação da jornada combinou teoria e prática, proporcionando aos jovens uma experiência imersiva no universo da neurociência. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras: “Aprendizagem e Memória”, ministrada pelo Prof. Fernando Bicocchi Canova, e “Memória e Imaginação”, conduzida pelo Prof. Adriano Oliveira.

Um dos pontos altos do evento foi a visita aos laboratórios de anatomia e microbiologia do Unipiaget. Os alunos puderam examinar de perto estruturas como o cérebro, neurônios e medula, ampliando seu conhecimento sobre a complexidade do sistema nervoso. Além disso, participaram de atividades interativas organizadas pelos cursos de Psicologia, Farmácia e Biomedicina.

O professor Fernando Bicocchi Canova, responsável pela organização da jornada, ressaltou a importância de oferecer aos estudantes o que há de mais recente em relação ao estudo do cérebro e do sistema nervoso. “A participação dos alunos na Jornada do Cérebro é essencial para despertar a curiosidade científica, conectar teoria e prática e inspirar novas descobertas sobre o funcionamento da mente humana”, afirmou Canova.

A “Jornada do Cérebro” também se propôs a auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), oferecendo estratégias e experiências voltadas ao aprendizado e à concentração. A iniciativa visou contribuir para o melhor desempenho dos alunos, fornecendo ferramentas e conhecimentos relevantes para o sucesso acadêmico.

Fonte: g1.globo.com

Share.

Comments are closed.