A Prefeitura de Taubaté iniciou um processo de leilão para alienar imóveis sem utilização, buscando recursos para sanar sua dívida pública, que ultrapassa R$ 1,1 bilhão. A medida é parte de uma estratégia adotada pela atual gestão municipal para otimizar o uso do patrimônio público e gerar receita.
O primeiro imóvel a ser leiloado é a antiga sede da Secretaria de Serviços Públicos, avaliada em R$ 4,3 milhões. O prédio, com 872 metros quadrados de área construída, está localizado na Avenida Vereador Rafael Braga, na Vila São José, uma região central da cidade. Atualmente, o espaço funciona como almoxarifado.
A abertura do leilão foi oficializada com a publicação no Diário Oficial. O imóvel está disponível para visitação, mediante agendamento, e os interessados já podem apresentar seus lances. A data definida para a realização do leilão é 17 de dezembro.
Em abril, o prefeito havia anunciado o plano de vender 108 imóveis desocupados, visando não só quitar a dívida, mas também diminuir os custos com manutenção. Segundo o secretário de administração, a expectativa é lançar novos editais ao longo do próximo ano, com cerca de 30 imóveis já aprovados para venda, além de outros que serão encaminhados para análise da Câmara Municipal.
É importante ressaltar que a venda desses imóveis requer autorização da Câmara de Vereadores. No caso específico da antiga sede da Secretaria de Serviços Públicos, a lei que autoriza a alienação foi publicada em julho.
No início do mandato, a administração municipal informou que a dívida da prefeitura, projetada até 2031, era estimada em R$ 1,1 bilhão. O valor atualizado da dívida não foi divulgado.
Fonte: g1.globo.com

